quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Benefícios do Riso a Nível Físico




Está cientificamente comprovado, que o riso é um Anti- Stress Natural.  
O stress pode ser impulsionado, pelo nível de dióxido de carbono no sangue, dado a uma respiração curta, rápida e pouco profunda.

Numa sessão de Yoga do Riso são realizados exercícios de respiração profunda: exercícios Pranayama, do riso e consequentemente do diafragma. Todo este processo, activa  o sistema para-simpático, pertencente ao sistema nervoso autónomo, que acaba por reduzir a produção de cortisol e proporcionar uma sensação de relaxamento diminuindo o stress.  

A libertação de endorfinas, auto-produzidas pelo nosso organismo proporcionam uma sensação de bem-estar única, associadas a um estado mental positivo, optimismo, autoconfiança e amor-próprio.

No Sistema Imunitário, o riso aumenta os níveis de Imunoglobulina A (lga), anticorpos responsáveis pela protecção do corpo contra invasões virais ou bacterianas, através de áreas mucosas existentes no sistema respiratório, digestivo e urogenitais. Podem ser encontrados na saliva, lágrimas e no sangue.
Dr. Lee S. Berk PhD, descobriu que o riso atenua algumas das hormonas ligadas ao stress e activa as células NK (Natural Killer Cells), que estão na primeira linha de defesa contra o cancro e infecções virais nas células. As células NK são produzidas na medula óssea e são um tipo de linfócitodo sistema imunitário, que destroem células infectadas, atacando a sua membrana plasmática à lise celular. 
Labott, apoiou este estudo de Berk (publicando no Jornal of Behavioral Medicine, 1990), concluindo, que o riso proporciona um aumento da imunidade e dos níveis de hemoglobina. Norman Cousins referiu também, em 1988, que o riso serve como bloqueador de agentes nocivos causadores de doenças no nosso organismo.

Dr. W. Fry assegura que o Riso é um excelente exercício aeróbico. Lloyd (Journal of General Psychology, 1938), demonstrou que o riso combinado com respirações profundas e expiração total, é uma excelente ventilação e uma libertação profunda de CO2. 
Um minuto a rir equivale a 10 minutos numa máquina de exercício ou jogging.

O riso proporciona um exercício ao nível interno no organismo, massajando e promovendo o aumento da circulação sanguínea, tornando mais eficiente o sistema digestivo e linfático, dando assim a possibilidade de uma maior distribuição de oxigénio a todos os órgãos do corpo. 

Fonte: Dr. Kataria Laughter Yoga Leader

Sem comentários:

Enviar um comentário